top of page
Site Sexo Oral

Galeria de fotos dos eventos

GALERIA

Dois eventos em outubro de 2017: Sarau Erótico-Literário Nascimento de Vênus e Papo Sério

Dois grandes eventos contaram com a participação do Professor e Sexólogo Jackson Menezes em outubro de 2017

Jackson Menezes no Mercado de Arte Popular - Sarau Erótico-Literário Nascimento de Vênus
Jackson Menezes no Colégio Estadual Teotônio Vilela - Papo Sério

Na sexta-feira, 06 de outubro de 2017, aconteceu no Mercado de Arte Popular, em Feira de Santana-BA, o 1º Sarau Erótico-Literário Nascimento de Vênus, idealizado pelo Gestor Cultural Rony Carlos Ramos, cuja Consultoria Acadêmica foi realizada pelo Professor e Sexólogo Jackson Menezes. Tivemos um público de aproximadamente 90 pessoas, dentre as quais podem-se citar personalidades bastante ilustres, tais como: Dann Silveira, Yuri Freire, Emanoel Freitas, Fabiana Machado, Ana Paula Morais e Luciano Nascimento, Salete Brandão, Leonardo Carvalho, Gal Lopes, Ranyere Cerqueira, Fabio Dourado, Vinicius Pimentel Ferreira, Jobson Galvão, Solange Durães e Rita Mattos. O sarau contou também com a presença e participação de Domingos Santeiro, Jurivaldo Alves da Silva, Júlio Rodrigues Filho e Franklin Maxado.

O evento foi apresentado por Narjara Santana que o conduziu com exímia maestria. Para informações mais detalhadas, clique aqui.

Além da poesia, o evento apresentou também exposição coletiva de artes plásticas, stand de livros, de literatura de cordel, apresentação musical, performance teatral etc. Tudo isso voltado para o tema erótico. O sarau foi bastante divulgado nas redes sociais, nas rádios e jornais impressos locais.

Estiveram presentes os representantes da Academia Feirense de Letras, da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, do Site Viva Feira, do Projeto Versos de Mulher, da Produtora Musical da Banda Soul Baiano, e dos Produtores do Cantor Revelação 2017 Dann Silveira.


Assim, ficam aqui registrados os nossos sinceros agradecimentos a todos os que estiveram presentes e também aos que não puderam estar.


Obrigado mesmo! Em breve, teremos mais!

Veja abaixo nossa galeria de fotos!

"A Importância do Ensino de Educação Sexual na Escola" foi o tema da palestra ministrada por ele numa escola da rede pública de ensino

Aconteceu no dia 23 de outubro de 2017, com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio - Noturno, no Colégio Estadual Teotônio Vilela, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana - BA, a primeira edição do "Papo Sério". O evento contou com a presença do Professor e Sexólogo Jackson Menezes, que, entre outras coisas, recitou poesias eróticas da Professora e Poetisa Cláudia Gomes, ministrou uma palestra sobre Educação Sexual, apresentou o Site Sexo Oral (criado e editado por ele mesmo), discursou sobre "A Importância do Ensino de Educação Sexual na Escola" (tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso, entregue à Universidade Candido Mendes, através do qual obteve o título de Especialista em Educação Afetiva e Sexual) e abriu espaço para a interação com o público.

Foi muito proveitoso. A interação foi maravilhosa. Tanto que, além dos professores, houve alunos que pediram permissão e responderam algumas das perguntas de seus colegas.

Fotos e descrições dos eventos

Durante a palestra ministrada por Jackson, podia-se notar uma certa inquietação por parte dos alunos. Havia uma determinada expectativa com relação ao tema. Via-se, nitidamente, em seus semblantes, o anseio por querer saber mais, afinal, esse é um tema muito pouco discutido em sala de aula. Fica a critério dos professores de biologia tratar do tema e, diga-se de passagem, de maneira muito superficial, pois não atende às reais necessidades e realidades dos discentes.

Há ainda uma hegemonia no que tange ao assunto. Segundo Moraes (1993, p.253 apud MELO, s/d, p. 30):

A visão dominante foi construída pelo higienismo, pelo eugenismo (sic) e pelo assistencialismo. [...] o corpo, a saúde e a sexualidade estão desvinculados do prazer, do afeto, de qualquer visão economicamente não-produtora, e de reprodução da espécie, dos interesses sociais dos grupos hegemônicos (MELO, s/d, p. 30).

Ainda de acordo com Melo:

Como função do Estado, educar para a sexualidade envolve também o acesso aos meios de controle voluntário de reprodução e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, compondo programas de planejamento familiar. Este processo aloca-se nos postos de saúde e precisa envolver profissionais capacitados que não deixem prevalecer valores pessoais sobre a natalidade de quem procura seus serviços, fornecendo apenas (e isto é muito), meios essenciais para que as pessoas controlem a sua própria prole, previnam-se de doenças e vivam plenamente a sua sexualidade (MELO, s/d, p. 30).

E, definitivamente, não é o que se deseja. A Educação Sexual não deve ser voltada apenas para a maternidade, à procriação, à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS, não constituindo uma manifestação de comportamento, de atitude. E é exatamente focado nisso que Jackson Menezes se dispõe a tratar do tema Sexo e Sexualidade.
A ideia central do seu trabalho é promover uma mudança de comportamento. Num sentido mais amplo, pode-se dizer que sua proposta é de se fazer respeitar e valorizar as diferenças, entendendo o outro como um ser social e humano que é, independentemente, de sua orientação sexual, cor da pele, classe social ou quaisquer que sejam as diferenças.

Educar sexualmente uma pessoa é mostrar que assim como ela, a outra parte também tem sentimentos, desejos, sonhos, orientação sexual e limites. E tudo isso deve ser respeitado, principalmente, os limites de cada um.

bottom of page